Pela primeira vez na história, mulheres chefiam mais da metade dos lares na Bahia, aponta IBGE
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Sábado, 26 Outubro 2024 10:44
- Publicado em Sábado, 26 Outubro 2024 10:44
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 574
Pela primeira vez na história, as mulheres são maioria na chefia dos lares na Bahia. Elas representam 51% das pessoas responsáveis pelos domicílios no estado, segundo os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (25). No censo anterior, de 2010, o número era de 39,9%. O crescimento foi de mais de 11%.
O levantamento também aponta que Salvador passou a ser a 3ª capital do país em proporção de mulheres chefes de domicílios, com 55,8%, frente a 46,3% em 2010. Em 45% das cidades baianas a chefia feminina também é majoritária nos lares. Em 2010, apenas 6 dos 417 municípios baianos tinham mulheres como maioria na liderança, menos de 2%.
Em 2010, nenhum dos 26 estados brasileiros tinha a maioria dos domicílios chefiados por mulheres. Em 2022 o cenário mudou, 10 deles já viviam essa realidade, dentre as quais apenas o Rio de Janeiro (com 52,3%, o 6º) não era do Norte-Nordeste.
A Bahia também apresentou a 2ª maior proporção de lares onde não moravam casais, registrando 45,1%. Salvador é a capital brasileira com a maior proporção nesse mesmo indicador, com 53,1% dos imóveis sem a presença de cônjuge.
As residências sem filhos também cresceram significativamente no estado. Mais de 4 em cada 10 casas não têm presença de filhos (44,5%). Por outro lado, foram registradas quase 840 mil mães solo por aqui, o equivalente a 16% de todos os arranjos familiares. Em Salvador, a proporção ainda é maior do que a do estado, com 18,2%.
Entre 2010 e 2022, domicílios onde moram só uma pessoa quase duplicaram na Bahia e se tornam a 2ª espécie mais comum, representando 1 em cada 5 unidades domésticas no estado (20,2%).
Pretos superam brancos
O número de domicílios chefiados por pessoas pretas no estado passou a ter a segunda maior participação no total: 25%, superando os chefiados por brancos (18,6%). Pardos continuam sendo maioria na chefia, responsáveis por 55,7% dos lares baianos, enquanto os chefiados por indígenas são 0,6% e amarelos 0,5%.
A Bahia registrou a maior proporção de domicílios com responsáveis de cor preta entre os estados brasileiros, mais do que o dobro da verificada no Brasil como um todo, onde 11,7% dos domicílios tinham responsáveis pretos.
Casais do mesmo sexo
O número de casais do mesmo sexo aumentou quase seis vezes entre 2010 e 2022, mas ainda representa apenas 0,34% dos arranjos familiares. Neste último censo, mais de 99% dos casais baianos declararam ser formados por pessoas de sexos diferentes. Entre um censo e outro, o número de casais homoafetivos subiu de 3.027 para 17.206.
g1 Bahia
Ex-ator mirim é morto a tiros dentro de carro em destino turístico da Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Sexta, 25 Outubro 2024 11:29
- Publicado em Sexta, 25 Outubro 2024 11:29
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 547
O ex-ator mirim da TV Globo e sobrinho do diretor Jorge Fernando, João Rebello, foi morto a tiros dentro de um carro, na noite de quinta-feira (24), no centro de Trancoso, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil de Porto Seguro, o corpo de João Rebello, que tinha 45 anos, foi encontrado na Praça da Independência. Ele estava sozinho no veículo.
O crime é investigado pela delegacia do município. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do assassinato.
João Rebello atuou em cinco novelas da TV Globo: "Cambalacho" (1986), "Bebê a Bordo" (1989), "Deus nos Acuda" (1992), "Vamp" (1991) e "Zazá" (1997).
Em "Vamp", o ex-ator fez o personagem "Sig", um menino que sofria agressões da mãe.
Atualmente, João Rebello era DJ e usava o nome artístico "Vunje". Ele também dirigia clipes musicais. Ainda não há detalhes sobre o velório e sepultamento do corpo da vítima.
g1 Bahia
PF faz operação de combate a desvios de recursos públicos na BA; empresa de engenharia recebeu mais de R$ 7 milhões em 4 anos
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 24 Outubro 2024 13:37
- Publicado em Quinta, 24 Outubro 2024 13:37
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 839
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) a operação "Pacto Infame", que tem como objetivo combater desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e associação criminosa envolvendo contratos na área de engenharia civil da cidade de Gongogi, no sul da Bahia.
Segundo as investigações da PF, diversos processos licitatórios teriam sido fraudados (direcionados) para beneficiar a empresa sediada em Gongogi, que celebrou quase duas dezenas de contratos e recebeu mais de R$ 7 milhões de pagamentos da prefeitura nos últimos quatro anos.
O g1 tenta contato com a prefeitura, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ nas cidades de Itabuna, Ipiaú, Ibicaraí e Gongogi, que ficam no sul do estado.
A Polícia Federal informou que nesta etapa, os mandados judiciais têm o objetivo de coletar elementos probatórios para robustecimento da investigação, além de identificar novos crimes e envolvidos.
As investigações apontaram que o grupo investigado estaria envolvido em fraudes desta natureza desde 2017, com atuação também em outras cidades baianas. Os nomes dos municípios não foram revelados.
Conforme a PF, o nome "Pacto Infame" foi dado por causa da qualidade do ajuste realizado entre os agentes econômicos (empresários) e funcionários da prefeitura para concretização de ações desonestas em detrimento do erário público.
g1 Bahia.
Aborto de feto sem chances de vida é realizado após Justiça reverter decisão de primeira instância na BA
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quarta, 04 Setembro 2024 11:34
- Publicado em Quarta, 04 Setembro 2024 11:34
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 734
Uma mulher que lutava para interromper a gestação de um feto sem chances de vida finalmente teve seu direito efetivado no último final de semana. Após pedido da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reverteu a decisão da primeira instância, que impedia o procedimento.
A mulher era acompanhada pela DPE-BA desde julho, quando estava com 22 semanas de gravidez. Os laudos médicos dela indicavam que não havia chances de vida extrauterina para o feto gestado.
Por meio de nota, a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos e do Núcleo de Defesa das Mulheres, Lívia Almeida, comentou que a decisão veio com atraso para a mulher — o aborto só foi realizado na 27ª semana, período equivalente a sete meses. Mas, ainda assim, tem um peso histórico.
A decisão favorável à gestante foi proferida na última quinta-feira (29), de forma unânime. A Segunda Câmara reconheceu os riscos psíquicos da imposição de uma gestação como tal.
A realização do aborto havia sido impedida em primeira instância com base nos pareceres do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (Nat-Jus) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Ambos divergiram dos laudos médicos e sugeriram "ausência ou divergência de elementos técnicos" que justificassem a realização.
Diante disso, foram pedidos novos exames, estendendo o tempo de espera da gestante. Ao longo desse período, a mulher enfrentava sentimentos como angústia, medo e dor, de acordo com a Defensoria.
Moradora de um município do interior do estado, a mulher foi encaminhada à DPE-BA com diagnóstico de feto com pulmões, rins e coração comprometidos, além da ausência de líquido amniótico. Um médico especialista em Medicina Fetal, consultado pela Defensoria, disse ainda que o feto sofria de insuficiência renal crônica irreversível.
Os exames realizados após o pedido judicial também reforçaram que o feto era "incompatível com a vida extrauterina" e destacaram que "não há necessidade de diagnóstico genético, pois o exame ultrassonográfico é definitivo, chegando à mortalidade neonatal de 90-95%".
g1 Bahia
Médico investigado por abuso sexual contra quase 30 pacientes no sul da Bahia é indiciado
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Terça, 03 Setembro 2024 10:57
- Publicado em Terça, 03 Setembro 2024 10:57
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 734
A Polícia Civil concluiu a investigação e o médico Antônio Mangabeira, suspeito de abusar sexualmente de 29 pacientes, foi indiciado pelo crime de importunação sexual. A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Jasen Baeta, à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região. O caso foi submetido à Justiça.
O médico foi interrogado pela Polícia Civil de Itabuna, no sul da Bahia, no mês de agosto. Na ocasião, depoimento durou cerca de duas horas e meia. Ele foi investigado por estupro e importunação sexual, e nega os crimes.
A apuração da TV Santa Cruz aponta que foram identificadas 29 vítimas e 28 inquéritos foram gerados. O caso de duas vítimas se tornou um único inquérito por se tratarem de mãe e filha, e o episódio ter acontecido no mesmo dia e local.
A polícia não divulgou detalhes sobre a investigação. O caso corre em segredo de Justiça.
Em 5 de agosto foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Oconsul, clínica onde o médico Antônio Mangabeira prestava atendimento e onde teriam ocorrido os crimes. De acordo com a TV Santa Cruz, pelo menos duas denúncias registradas se referem a abusos cometidos em uma unidade de saúde pública da cidade.
A defesa do médico foi procurada pela reportagem e negou as acusações.
g1 Bahia
Três policiais militares são presos suspeitos de matar duas pessoas e praticar extorsão mediante sequestro na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 29 Agosto 2024 11:44
- Publicado em Quinta, 29 Agosto 2024 11:44
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 836
Três policiais militares foram presos na manhã desta quinta-feira (29), durante uma operação da Polícia Civil. Os alvos são investigados por pela morte de duas pessoas e prática de extorsões mediante a sequestro contra as vítimas.
Segundo a Polícia Civil, os mandados de prisão de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros de Brotas, Nova Brasília e Itapuã, em Salvador, além do Caji, em Lauro de Freitas.
De acordo com o diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Thomas Galdino, um dos presos é um capitão do departamento pessoal, outro é um soldado da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) e o terceiro da reserva. Os nomes deles não foram divulgados.
“As investigações iniciaram após familiares de duas vitimas relatarem o desaparecimento no dia 11 do mês passado, na comunidade Quingoma. Segundo eles, os investigados pediram valores para liberação, e no dia seguinte, os dois sequestrados foram encontrados mortos”, disse o diretor do Deic, Thomas Galdino.
As vítimas eram padrasto e enteado identificados como Joseval Santos Santos e Jeferson Sacramento Santos. Eles já tinham respondido por tráfico de drogas.
A família das vítimas não chegaram a fazer o pagamento de resgate.
A operação também contou com o apoio da Coordenação de Operações e da Delegacia Antissequestro (DAS) e da Corregedoria da Polícia Militar.
Pistolas calibres 9 mm e .380, celulares, um revólver 357, munições, um carregador de fuzil 7.62 e a quantia de R$ 1.858 foram apreendidos com os suspeitos. Os materiais passarão por perícia, enquanto a origem do dinheiro será investigada.
Os suspeitos serão ouvidos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e transferidos para o Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas.
G1 Bahia
Polícia Civil investiga grupo suspeito de movimentar mais de R$ 2 milhões com fraudes tributárias na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Terça, 27 Agosto 2024 11:28
- Publicado em Terça, 27 Agosto 2024 11:28
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 891
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (27), a operação "Balcones", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes tributárias, que resultou em um prejuízo significativo ao erário estimado em mais de R$ 2 milhões.
Segundo a Polícia Civil, a investigação é liderada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), que realizou o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos bairros da Pituba, Barra, Canela e Comércio, em Salvador.
Entre os principais alvos da operação está um despachante aduaneiro, identificado como o principal operador do esquema criminoso. As investigações apontaram que ele era responsável por conferir uma aparência de legalidade às operações fraudulentas.
Além disso, as investigações revelaram a possível participação direta de servidores públicos de um órgão fazendário, que colaboraram na liberação de mercadorias na alfândega sem o devido cumprimento das obrigações tributárias – como explica a diretora do Draco, delegada Márcia Pereira.
De acordo com a polícia, por intermédio das investigações, foi obtido, via ordem judicial, o congelamento de contas bancárias e o bloqueio patrimonial dos suspeitos, incluindo imóveis, veículos importados e lanchas.
Foi também determinado o afastamento cautelar dos servidores públicos envolvidos, assim como a suspensão do acesso deles aos sistemas fazendários.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam em andamento, com o objetivo de apurar possíveis desdobramentos das fraudes, localizar outros bens e valores ocultos, e identificar outros suspeitos de envolvimento na organização criminosa.
g1 Bahia
Dupla é presa na Bahia durante operação contra grupo que fraudava empréstimos consignados em benefícios previdenciários
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quarta, 21 Agosto 2024 14:13
- Publicado em Quarta, 21 Agosto 2024 14:13
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 1005
Duas pessoas foram presas e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Ubaíra e Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, no sudoeste da Bahia, na manhã desta quarta-feira (21), durante uma operação contra um grupo criminoso que fraudava empréstimos consignados em benefícios previdenciários em diversas partes do território nacional.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações da Operação Unlocked tiveram início há cerca de quatro meses, quando um grande número de desbloqueios de benefícios previdenciários para realização de empréstimos consignados na Agência da Previdência Social de Ubaíra foi identificado.
Ao longo das investigações, detectou-se que uma estagiária da APS foi quem promoveu os desbloqueios em massa dos benefícios (foram identificados mais de 8 mil desbloqueios no período de um ano), sem observar as normas internas do INSS e sem anexar nos sistemas os documentos de identificação do suposto requerente.
Mãe de adolescente com espectro autista se revolta após escola proibir filho de levar lanche na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quarta, 21 Agosto 2024 13:58
- Publicado em Quarta, 21 Agosto 2024 13:58
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 972
A mãe de um adolescente de 14 anos, com espectro autista, se revoltou depois que a escola onde o filho estuda, na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, proibiu o garoto de levar o próprio lanche. O menino tem seletividade alimentar, comum entre pessoas com autismo, que rejeitam muitos alimentos por causa do cheiro e da textura.
Segundo a família do adolescente, desde que ingressou na escola, no começo do ano, o adolescente não recebeu o Plano de Educação Individual, o (PEI), direcionado a alunos especiais.
Mesmo tendo apresentado toda a documentação de um neurologista, explicando que o filho, pelo espectro autista, tem uma seletividade alimentar, ele foi proibido de comer o lanche que levava de casa junto dos colegas.
Preocupada com a situação, a mãe resolveu denunciar o caso. Buscou o Núcleo Territorial de Educação e o Conselho Tutelar. Quer que o filho continue na escola, com todos os direitos que tem.
A Constituição Federal, no Artigo 208, garante o atendimento educacional especializado a portadores de deficiência. Uma lei de 2012 garante, inclusive, acesso a medicamentos e nutrientes.
Depois da denúncia da mãe, na sexta-feira (16), Pedro não foi mais à escola. A família aguarda um laudo do Núcleo Territorial de Educação com um parecer, inclusive, nutricional sobre o caso.
O nutricionista Iury Lopes explica que a maioria dos autistas tem a percepção de alimentos limitados, por causa do transtorno de neurodesenvolvimento, o que gera uma hipersensibilidade sensorial.
A reportagem da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, procurou a direção da escola, que alegou não poder se pronunciar.
Em nota, o Núcleo Territorial de Educação informou que se reuniu com a equipe de nutricionistas do setor e os responsáveis pelo aluno. Afirmou ainda que na reunião, propôs elaborar um cardápio especial para atender o estudante, mas a família teria preferido disponibilizar a alimentação que ele deve consumir na escola, o que ficou acertado pelas partes envolvidas.
g1 Bahia
Advogado é detido com aproximadamente R$ 500 mil em espécie dentro de mala na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 08 Agosto 2024 12:05
- Publicado em Quinta, 08 Agosto 2024 12:05
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 790
Um advogado foi detido, nesta quarta-feira (7), na BR-116, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Ele foi flagrado com aproximadamente R$ 500 mil em espécie guardados dentro de uma mala.
Segundo informações apuradas pela TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, o advogado foi identificado como Fausto Goes Leite Junior. Ele é presidente do partido Republicanos em Aracaju (SE). Ele saiu do Rio de Janeiro com destino ao estado de Sergipe, onde mora, quando foi abordado.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizavam fiscalização na frente do posto, quando deram ordem de parada e encontraram uma grande quantia de dinheiro na bagagem do automóvel. Inicialmente, o homem alegou que o dinheiro era proveniente de honorários. Em seguida, falou que seria de um imóvel vendido.
Ao perceber o nervosismo do motorista, que apresentou informações contraditórias, os agentes encaminharam o advogado para a Delegacia da Polícia Federal, onde ele prestou depoimento e foi liberado em seguida.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB/SE), Danniel Alves Costa, informou que acionou a subseção de Feira de Santana para prestar assistência ao advogado sergipano.
O advogado Daniel Ferreira Vítor, responsável pela defesa de Fausto, informou que a quantia encontrada é oriunda de honorários de serviços que o cliente prestou como advogado. O valor exato da quantia só será definido após contagem das cédulas em uma máquina.
Além disso, ele informou que Fausto foi liberado pela Polícia Federal porque não houve comprovação de crime.
g1 Bahia
Publicitária desabafa após sofrer gordofobia durante exame médico na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 08 Agosto 2024 11:53
- Publicado em Quinta, 08 Agosto 2024 11:53
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 824
"Busco me entender, me aceitar, mas ontem queria não existir porque fiquei sentindo como se não pudesse estar ali". O relato é da redatora publicitária Jade San Galo, de 27 anos. Ela se sentiu desse modo após ouvir que não poderia fazer uma ressonância pélvica em uma clínica particular de Salvador por conta do seu peso — cerca de 140 kg, dez a mais do que a capacidade da máquina.
Em entrevista ao g1, Jade afirma que é gorda desde criança, assim como parte da sua família. A baiana é sobrinha da cantora Ivete Sangalo.
Ela afirma que se sente bem com a própria aparência, mas ficou constrangida com o atendimento ocorrido na terça-feira (6). A clínica não questionou o peso dela anteriormente e a publicitária só soube dessa barreira depois de passar uma hora na sala de espera.
Coube a ela encontrar outra clínica com uma máquina de ressonância compatível. Já ciente dessa limitação, Jade tomou a iniciativa de informar seu peso previamente, a fim de garantir que não terá mais problemas desse tipo. O exame foi marcado para o fim deste mês.
Gordofobia no atendimento médico
Jade conta que essa não foi a primeira vez que sofreu preconceito ao buscar serviços de saúde. "A gordofobia médica sempre acontece", ressalta, antes de acrescentar que "as pessoas olham como se o peso fosse a questão de tudo.
Para Jade, foi uma longa trajetória até chegar ao ponto atual em que mantém uma rotina saudável e convive bem com o espelho. A publicitária lembra que enfrentou uma adolescência difícil, com dietas super restritivas e a busca incessante por números inalcançáveis na balança.
A recuperação veio com a maturidade, já adulta. Hoje, ela destaca que gosta do próprio corpo e tem uma relação boa com a comida, mantém uma alimentação saudável e pretende retomar a atividade física nos próximos dias. Ela não gosta de academia, ambiente que também considera excludente, mas "se encontrou" na corrida e boxe.
g1 Bahia
Tiroteios com mortes, moradores assustados e reforço policial: Salvador registra noite de confrontos em quatro bairros
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Terça, 30 Julho 2024 11:53
- Publicado em Terça, 30 Julho 2024 11:53
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 1099
Tiroteios com mortes, moradores assustados e reforço policial. Salvador registra uma noite de segunda-feira (29) com confrontos entre criminosos em três bairros. Ao todo, sete pessoas morreram durante o dia.
O primeiro confronto aconteceu na Rua Antero de Brito, na localidade conhecida como "Fuísco", no bairro da Sete Portas, por volta das 18h. Um homem, identificado como Paulo Sérgio do Nascimento Barbosa, de 51 anos, terminou morto. Ele era líder comunitário. Não há informações se ele tinha envolvimento com crimes.
Por causa da troca de tiros, a Polícia Militar reforçou o policiamento na região.
Uma hora depois, mais um homem morreu na Rua Manoel Velho, perto da ladeira do bairro do Garcia, após um tiroteio que aconteceu no local. A área também recebeu reforço policial. O barulho dos tiros foi ouvido por moradores da Avenida Anita Garibaldi.
Também há registro de uma morte no bairro de Vista Alegre, no subúrbio da capital baiana. O homem baleado foi levado para o hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda na noite de segunda, uma troca de tiros entre homens armados e policiais militares terminou com um suspeito morto na localidade conhecida como "Jamaica", no Bairro da Paz.
Outra ação policial na capital baiana, esta por volta das 16h40, terminou com um homem morto, na localidade do Curuzu, no bairro da Liberdade.
Durante a manhã, dois homens morreram também durante confrontos com policiais militares, nas localidades conhecidas como "Alto da Bola", no bairro da Federação, e "Largo do Tamarineiro", no IAPI.
A Secretaria de Mobilidade de Salvador informou que o serviço de transporte não sofreu alteração em nenhum dos bairros.
g1 Bahia
Dois irmãos de 8 e 3 anos morrem carbonizados após casa pegar fogo na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Sexta, 26 Julho 2024 12:25
- Publicado em Sexta, 26 Julho 2024 12:25
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 695
Dois irmãos de 8 e 3 anos morreram depois que casa que eles estavam pegou fogo na quinta-feira (25), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Informações iniciais da Polícia Militar apontam que o incêndio aconteceu após uma explosão causada por vazamento em um botijão de gás.
As crianças foram identificadas como Gabriel Cardoso Rodrigues e Benjamim Cardoso Rodrigues. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando as equipes chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado pelo imóvel. As vítimas foram carbonizadas.
Os corpos de Gabriel e Benjamim foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Segundo a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, a mãe das crianças disse que saiu de casa e deixou os meninos com o pai. O homem conseguiu escapar do incêndio.
Por causa do incêndio, todo o telhado da casa desabou. Havia uma grande quantidade de materiais recicláveis dentro da casa, porque a mãe dos meninos trabalha como catadora.
Imagens feitas por moradores mostram bastante fumaça e chamas altas saindo pela porta e janelas do imóvel.
O trabalho de combate às chamas durou três horas. A causa da explosão será confirmada após o resultado do laudo pericial.
g1 Bahia
Defesa diz que médica suspeita de sequestrar bebê está grávida; polícia diz que é mentira
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 25 Julho 2024 12:04
- Publicado em Quinta, 25 Julho 2024 12:04
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 1355
A defesa da médica Cláudia Soares Alves, de 42 anos, suspeita de sequestrar uma recém-nascida em um hospital de Uberlândia (MG), diz que ela está grávida, mas a Polícia Civil de Goiás acredita que isso seja mentira. A médica foi presa em Itumbiara, no sul goiano, na manhã desta quarta-feira (24) e a recém-nascida sequestrada foi devolvida à família
Cláudia passou por exame de corpo de delito no Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara. O delegado Anderson Pelágio diz que, durante o procedimento, os médicos descartaram a gravidez, explicando que o sangramento identificado era apenas de uma menstruação comum.
O advogado não informou o sexo do bebê que Cláudia espera e nem de quantas semanas ela está grávida. Segundo ele, a médica faz acompanhamento psiquiátrico há alguns meses por conta da morte da mãe e toma medicamentos controlados. Por conta da suposta gravidez, Cláudia precisou mudar a medicação e teve um surto, que a levou a sequestrar a recém-nascida.
A médica foi autuada em flagrante por sequestro qualificado. No momento em que ela era levada para a delegacia, justificou que está doente e faz uso de remédio controlado.
Segundo a polícia, a recém-nascida foi sequestrada por Cláudia na maternidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, na noite de terça-feira (23). Na manhã desta quarta (24), a médica foi presa no Jardim Morumbi, em Itumbiara, quando chegava em casa.
No momento da abordagem, os policiais encontraram um enorme enxoval para um bebê do sexo feminino, com peças novas. Segundo o delegado Anderson Pelágio, tudo isso demonstra que a investigada premeditou o crime.
g1 MG
Polícia Civil da Bahia investiga homem suspeito de estuprar quatro crianças na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 25 Julho 2024 11:46
- Publicado em Quinta, 25 Julho 2024 11:46
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 785
A Polícia Civil da Bahia investiga um homem suspeito de estuprar quatro crianças, no povoado Periperi, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Ele foi preso, na terça-feira (23), suspeito de estuprar uma criança de 10 anos. Após a denúncia do abuso sexual, familiares de outras três crianças também acusaram o homem por estupro de vulnerável.
A Polícia Civil informou que o homem foi ouvido e liberado, porque a prisão não configurou flagrante, já que o crime ocorreu em datas anteriores.
Ainda conforme apuração da TV Sudoeste, todas as quatro crianças estudam na mesma escola, no povoado Periperi, a poucos metros de onde mora o suspeito e próximo às residências das vítimas.
Segundo testemunhas, ele encontrava com elas na rua, levava as crianças para casa e cometia os estupros.
O delegado responsável informou que o inquérito policial foi instaurado e o caso segue em investigação.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima da primeira denúncia foi levada para a residência do suspeito. A menina relatou o abuso sexual para uma psicóloga do projeto Escuta Protegida e foi encaminhada para a delegacia para registrar boletim de ocorrência. Ela passou por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Segundo informações apuradas pela TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia na região, a denúncia foi feita pela tia da criança. De acordo com a mulher, a sobrinha era abusada há pelo menos um ano.
O caso é investigado pela delegacia de Vitória da Conquista.
g1 Bahia
Menino de 4 anos internado após espancamento tem morte cerebral confirmada; suspeitos são mãe e padrasto da criança
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quarta, 24 Julho 2024 13:11
- Publicado em Quarta, 24 Julho 2024 13:11
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 1097
O menino de 4 anos que foi vítima de espancamento teve a morte cerebral confirmada pelo pai nesta terça-feira (23). Henry Miguel Langkamer Trindade havia sido hospitalizado na semana passada, em Alcobaça, cidade do extremo sul da Bahia, com uma fratura no crânio.
Segundo informações da Polícia Civil, os suspeitos são a mãe e o padrasto do garoto, que não tiveram nomes divulgados. Os dois foram presos em flagrante na última quarta (17), após levaram a criança desacordada para uma unidade de saúde.
No local, foram observados hematomas pelo corpo do menino, sangramento na boca e sinais de pancadas na cabeça.
Posteriormente, o quadro de saúde da criança se agravou e ela precisou ser transferida para o Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, onde permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até morrer.
O sepultamento de Henry está previsto para as 13h de quarta-feira (24), no Cemitério de Alcobaça.
Histórico de agressões
Henry era portador da síndrome de West, tipo raro de epilepsia, que provoca atraso no desenvolvimento, espasmos físicos, desorganização marcante e constante da atividade basal, entre outros sintomas. Por conta disso, ele tinha dificuldade para falar e se locomover e necessitava de cuidados especiais.
Após ser conduzido para a Delegacia de Alcobaça, o casal negou as agressões. No entanto, os investigadores encontraram provas e indícios de que Henry sofria violência.
A criança já havia sido levada ao Conselho Tutelar por denúncia de maus-tratos cerca de quatro meses atrás. Na ocasião, o menino tinha fraturas nos tornozelos das pernas direita e esquerda.
A polícia também ouviu familiares da mãe de Henry, que relataram maus-tratos e espancamento por parte do padrasto, com o consentimento da mulher. A corporação não detalhou se ela permitia as agressões por medo do companheiro ou por conveniência.
A partir disso, os dois foram detidos e transferidos para uma unidade policial em Teixeira de Freitas.
g1 Bahia
Criança de 8 anos é encontrada morta dentro de saco plástico
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Terça, 23 Julho 2024 11:53
- Publicado em Terça, 23 Julho 2024 11:53
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 573
Uma menina de 8 anos foi encontrada morta, dentro de um saco plástico, na manhã desta terça-feira (23), no bairro de Pernambués, em Salvador.
Segundo a família de Aisha Vitória, a menina estava desaparecida desde às 17h de segunda-feira (22). O corpo dela foi encontrado por volta das 4h desta terça, a cerca de 10 metros da casa onde ela morava, na Avenida São Paulo.
"Ela desapareceu por volta de 17h e a gente ficou procurando em todos os cantos. Ninguém tinha o paradeiro dela, ninguém sabia onde estava", disse uma tia de Aisha Vitória, que preferiu não revelar a identidade.
"Quando foi 2h, a gente já não aguentava mais procurar e entramos em casa para dormir. Um vizinho que saiu para trabalhar, por volta das 4h, encontrou o corpo dela ali, naquele saquinho", relatou a familiar.
Ao encontrar o corpo da menina, o vizinho chamou os familiares de Aisha Vitória e mostrou o local.
"Ela [a mãe da menina] começou a gritar, porque vimos que ela estava morta", disse a tia, emocionada.
Equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão no local.
"A gente só sabe que ela sumiu. Ela só ficava aqui, não saia para outros lugares. A gente não sabe quem fez essa maldade", relatou uma vizinha bastante abalada.
g1 Bahia
PRF apreende arsenal de armas escondido dentro de painel de carro no interior da Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Sábado, 20 Julho 2024 11:48
- Publicado em Sábado, 20 Julho 2024 11:48
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 993
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta sexta-feira (19), um arsenal de armas escondido dentro do painel de um carro, em Barreiras, no oeste da Bahia. O condutor do veículo foi preso em flagrante.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes realizavam fiscalização em frente ao posto, quando pediram para um veículo parar.
Os policiais notaram que o homem apresentou nervosismo durante a abordagem e, ao inspecionar as luzes no painel do carro, viram que o aparelho multimídia estava mal encaixado e um forro preto, que não condizia com as características do veículo, estava visível atrás do equipamento.
Segundo a PRF, ao ser questionado sobre o aparelho, o dono do carro deu respostas desconexas e ficou extremamente nervoso.
A equipe iniciou uma fiscalização aprofundada e encontrou, pela fresta do aparelho, uma pistola. Os policiais retiraram o equipamento e encontraram o arsenal de armas.
No total, foram apreendidos:
4 fuzis calibre 556;
2 carabinas calibre 9mm;
2 pistolas calibre 9mm;
1 revólver calibre .38.
Além das armas, foram apreendidos vários carregadores e acessórios como supressores e handstop, que, segundo a PRF, garantem maior precisão e conforto na utilização do equipamento.
O suspeito confessou que pegou o veículo carregado com as armas em Luís Eduardo Magalhães, a cerca de 90 km do local da abordagem, e deveria entregá-lo em Salvador. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal de Barreiras para os procedimentos cabíveis.
O veículo, as armas, munições e todo o material ilícito apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal, também em Barreiras.
g1 Bahia
Três pessoas são presas em operação contra narcotráfico e crimes contra vida na Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 18 Julho 2024 12:42
- Publicado em Quinta, 18 Julho 2024 12:42
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 900
Um foragido da Justiça que responde por tráfico de drogas e dois alvos de mandado de prisão foram presos durante a "Operação Bastilha", contra um grupo criminoso envolvido com narcotráfico e crimes contra a vida, nesta quinta-feira (18), no bairro do Trobogy, em Salvador.
Segundo a Polícia Civil, mais de 100 policiais procuram drogas, armas e cumprem dezenas de mandados de busca e apreensão. As prisões foram realizadas no conjunto habitacional conhecido como "Torre".
Informações preliminares indicam que suspeitos colocaram espécies de barreiras para dificultar o trabalho dos policiais. Até por volta das 7h, foram apreendidos tabletes e pacotes de maconha e crack, além de embalagens para acondicionamento dos entorpecentes.
De acordo com a Polícia Civil, a "Operação Bastilha" conta com equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Coordenação de Operação e Recursos Especiais (Core), com cães do canil da unidade tática especial.
g1 Bahia
Seis fuzis, metralhadora e mais de mil munições são encontrados em 'bunker' durante maior apreensão de armas na Bahia em 2024
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Sexta, 12 Julho 2024 11:42
- Publicado em Sexta, 12 Julho 2024 11:42
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 1064
Seis fuzis, uma metralhadora, mais de mil munições, 10kg de pasta base de cocaína, além de dois coletes à prova de balas foram apreendidos em um "bunker", subterrâneo localizado em um matagal e de difícil acesso, na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A apreensão foi feita durante uma operação conjunta do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Coordenação de Recursos Especiais (Core) iniciada na noite de quinta-feira (11) e concluída na madrugada desta sexta (12). Não houve prisões.
Segundo o Depom, essa foi a maior apreensão de armas na Bahia neste ano.
De acordo com a unidade da Polícia Civil, a operação teve o objetivo de tirar de circulação armas de grosso calibre utilizadas por facções criminosas em ataques a algumas localidades de Salvador e região metropolitana.
As investigações da polícia apontaram áreas de difícil acesso que as armas e drogas poderiam estar escondidas. O material apreendido foi encontrado em uma área de matagal, na localidade do Caji.
A operação é um desdobramento de uma ação policial que terminou com um homem apontado como chefe do tráfico morto durante um confronto, no bairro de Castelo Branco, em Salvador, no dia 17 de junho de 2024. Na ocasião, um "laboratório de drogas" foi desarticulado.
As informações sobre o material apreendido durante a madrugada desta sexta foram coletadas em celulares encontrados durante a operação do dia 17 de junho.
As armas, munições, drogas e coletes foram encaminhados para a sede do Depom.
g1 Bahia