Homem é preso com metralhadora, drogas e rádios comunicadores na Bahia

Um homem foi preso com uma metralhadora, drogas e rádios comunicadores na Catu, em Alagoinhas, a cerca de 120 km de Salvador, na terça-feira (22). Ele já possuía passagens pela polícia por tráfico de drogas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o suspeito foi encontrado quando policiais militares faziam rondas. Ele estava armado e acabou tentando fugir para um apartamento, mas foi alcançado.

No imóvel, a polícia encontrou a metralhadora, drogas, os rádios transmissores e dois relógios. O suspeito e o material foram levados para a Delegacia de Alagoinhas, onde o caso foi registrado. Ele está à disposição da Justiça.

G1 Bahia.

Homem morre afogado após embarcação naufragar em rio da Bahia

Um homem morreu afogado após a embarcação que ele estava naufragar na manhã desta terça-feira (22), no rio São Francisco, na cidade de Sento Sé, no norte da Bahia. Segundo a Associação de Brigadistas da cidade, o filho da vítima, de idade não infomada, também estava na embarcação, mas conseguiu nadar até as margens do rio, e se salvou.

A equipe de brigadistas foi acionada por volta das 11h, para atender a ocorrência na Ilha de Andorinha. A suspeita é que a embarcação tenha virado por causa da forte correnteza do rio.

No momento do naufrágio, a vítima, identificada como Rolcino Vital dos Santos, de 56 anos, se enganchou nas redes da embarcação e acabou não conseguindo nadar. O corpo de Rolcino ficou desaparecido por algumas horas e só foi encontrado por volta das 16h, com a ajuda de brigadistas e voluntários.

O corpo da vítima foi levado para o Hospital Municipal Dr. Heitor Sento Sé, onde será encaminhado para a perícia.

A Marinha do Brasil informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.

G1 Bahia.

Professores e vendedores ambulantes fazem protesto no centro de Feira de Santana, na BA

Professores e vendedores ambulantes fizeram um protesto, na manhã desta terça-feira (22), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Alguns manifestantes chegaram a atear fogo em pneus e pedaços de madeira perto da prefeitura da cidade, que fica no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos.

Os professores que estavam no local reivindicavam o pagamento integral dos salários. Segundo os profissionais, parte dos salários, como horas extras e adicional de deslocamento, foi cortado por causa da suspensão de aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Durante a manifestação, eles colocaram uma caixa para arrecadar doações de alimentos.

Sobre as reivindicações dos professores, a Secretaria de Educação disse que está seguindo a decisão da Justiça, que suspendeu no dia 21 de agosto, a liminar que autorizada o pagamento durante a pandemia, das horas extras e o adicional de deslocamento dos professores que atuam na zona rural.

Os vendedores ambulantes manifestaram contra a retirada das barracas das ruas do centro de Feira. Eles pedem a abertura de um diálogo com a prefeitura para debater a situação. Desde a semana passada, o órgão municipal começou a retirada das barracas para fazer a transferência para o shopping popular da cidade, que foi inaugurado na terça-feira (21).

g1ba

Jovem é morta a golpes de faca dentro de casa na BA; suspeito morreu ao trocar tiros com PMs

Uma jovem de 28 anos foi encontrada morta por golpes de facas, dentro de casa, na Rua Marechal, que fica na zona rural da cidade de Castro Alves, recôncavo Baiano, na noite de domingo (22). O suspeito do crime, um homem de 23 anos, foi morto horas depois, ao reagir a uma abordagem policial.
A vítima foi identificada como Andréia Santos Rodrigues. A Polícia Civil não detalhou se a vítima conhecia o suspeito e nem como o crime aconteceu, mas disse que a motivação está sendo investigada.

Informações preliminares de moradores da cidade dão conta de que ela foi morta por reagir a uma tentativa de estupro, mas ainda não há confirmação da polícia. O corpo da vítima está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus, onde será periciado.

O suspeito, identificado como Joelson Amorim de Oliveira, tentou roubar um carro para fugir da zona rural de Castro Alves, mas foi denunciado por moradores. A Polícia Militar foi acionada e informou que, ao chegar no local, o suspeito atirou contra os policiais, que revidaram.

Ele foi baleado, chegou a ser levado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a PM. Com ele foi apreendido um revólver calibre 32. O caso foi registrado na Central de Flagrantes de Cruz das Almas. A delegacia da cidade investiga o caso.

[G1 BA]

Pré-candidato a prefeito morre aos 39 anos na Bahia vítima do coronavírus

O pré-candidato a prefeito da cidade de Coaraci, sul da Bahia, Kadu Castro (PSD), morreu domingo (20), aos 39 anos, após 29 dias de internação por Covid-19. Segundo familiares, o político estava internado no Hospital Calixto Midlej de Itabuna e não tinha doenças preexistentes.

Nascido em Salvador, Eduardo Haendel de Castro Santos, conhecido como Kadu Castro, já foi candidato a prefeito de Coaraci em 2016 e ficou em 2° lugar. Ele era graduado em administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e foi secretário municipal de Finanças por oito anos, entre 2009 e 2016. Ele também atuou como superintendente de saúde de Ilhéus. De acordo com os familiares, Kadu Castro era noivo e pretendia casar no final deste ano.

Em nota divulgada nas redes sociais, o presidente do Partido Social Democrático (PSD) da Bahia, Otto Alencar, lamentou a morte. “Kadu era um grande amigo, pelo qual sempre tive admiração e muito respeito. Infelizmente, nos deixou sem implementar o seu projeto e os seus sonhos. Espero que Deus possa abençoá-lo e o receba de braços abertos”, escreveu.

A prefeitura de Ilhéus também emitiu nota de pesar. “Neste momento de tristeza, a administração municipal presta as sinceras condolências e se solidariza com a dor de seus familiares e amigos por esta inestimável perda. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte todos”, diz o texto.

[Agência Sertão]

Crianças internadas após beberem água em cidade da Bahia são diagnosticadas com rotavírus

Sete das várias crianças que passarem mal e foram hospitalizadas depois de beberem água na cidade de Araci, a cerca de 220 km de Salvador, foram diagnosticadas com o rotavírus, segundo informações da Secretaria da Saúde do Município. Um bebê morreu após apresentar sintomas, no início de setembro. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso.

A doença é provocada pela ingestão de água ou alimentos contaminados por vírus. Na semana passada, dois adultos, que também precisaram ser hospitalizados após beberem água, tiveram o mesmo diagnóstico.

Segundo a Secretaria da Saúde, o resultado dos exames saiu no domingo (20). As crianças estavam internadas em um hospital de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador.

As internações ocorreram após mais de 20 pessoas passarem mal no povoado de Lagoa do Boi, que tem cerca de 700 moradores.

Os sintomas apresentados por alguns deles foram: vômitos, diarreia e dores abdominais. Vinte e três pessoas precisaram ser internadas. Até esta segunda-feira (21), duas crianças continuavam internadas no Hospital de Araci.

[Leia mais em G1 BA]

Seis homens são presos em propriedade rural com 3.500 pés de maconha na Bahia

Seis homens foram presos na zona rural da cidade de Ibirataia, no sul da Bahia, após a polícia encontrar um hectare com 3.500 pés de maconha. A prisão aconteceu na segunda-feira (21), em uma propriedade rural.

De acordo com a delegacia de Ibirataia, as investigações para identificar os suspeitos e a plantação começaram há cerca de um mês. Os policiais fizeram um cerco à propriedade e identificaram os seis suspeitos dentro de uma casa. O grupo tentou fugir ao identificar os policiais, mas foi detido.

Os presos têm idades entre 24 e 55 anos. Três deles já respondiam por crimes como posse de arma de fogo, tráfico de drogas, latrocínio – que é o roubo seguido de assassinato – e estupro. Um já havia cumprido pena por assalto a um banco no Piauí e tinha mandado de prisão em aberto por associação criminosa.

Os policiais encontraram a plantação a cerca de 2 km adentrando a mata da propriedade rural. Os 3.500 pés de maconha estavam misturados em meio à plantação de cacau. Segundo a polícia, o plantio tinha sistema de irrigação por meio de bomba de água.

Parte dos pés de maconha foram recolhidos para perícia e o restante foi incinerado no próprio local da plantação. Os suspeitos foram levados para a delegacia, onde o caso foi registrado.

[G1 BA]

Plantações com 2 mil mudas e mais de 150 pés de maconha são encontradas pela polícia e destruídas na Bahia

Plantações com 2 mil mudas e 175 pés de maconha foram encontradas e erradicadas, no início da manhã desta sexta-feira (18), entre as cidades de Pilão Arcado, no norte da Bahia, e Jussiape, que ficam na região da Chapada Diamantina. Na ação, um homem foi levado para a delegacia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SPP-BA), em Pilão Arcado, os policiais da 25ª CIPM acharam as plantações em um local chamado Sítio Gado Brabo, após receberem uma denúncia anônima de movimentação de traficantes na região.

Conforme informações da SSP-BA, a roça de maconha foi cultivada nas proximidades da represa do Lago de Sobradinho para facilitar a manutenção e irrigação das mudas. A droga estava quase pronta para a colheita e renderia 200 kg, informou a SSP-BA. Algumas mudas da erva foram levadas para a delegacia da cidade e serão encaminhadas para perícia.

Já no povoado de Tamanduá, em Jussiape, as equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste encontraram uma plantação com 175 pés de maconha. O dono do terreno foi levado para a delegacia local, mas não há informações se ele chegou a ser preso.

[G1 BA]

Homem é morto a tiros na Avenida Eusébio, em Várzea da Roça

Nesta sexta-feira, 18 de setembro de 2020, por volta das 11 horas da manhã, aconteceu um homicídio na Avenida Eusébio, em Várzea da Roça-BA.

Vandilson Santos, conhecido como Van de Biza, de aproximadamente 28 anos, foi morto a tiros no fundo de um bar.

O corpo do mesmo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina para os procedimentos de praxe.

Fonte: Agmar Rios

Jovem morre vítima de acidente na BR 324

No final da tarde desta sexta-feira(18), um grave acidente ceifou a vida do jovem Marcelo dos Santos Cana Brasil, 22 anos, morador do Bairro Planaltino, em Capim Grosso.

 

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava em um veículo Kadett, de placa policial HBP 2540, licenciado da cidade de Camaçari.

Segundo populares, o mesmo trafegava pela BR 324, sentindo a cidade de Capim Grosso, nas imediações do Motel Delírios, próximo a Água Nova, quando perdeu o controle do carro,. vindo a sair da pista e capotar por várias vezes.

Durante o acidente o corpo foi arremessado para fora de veículo, caindo há uma distância de aproximadamente 20 metros. Equipes da SAMU estiveram no local, porém já encontraram a vítima em óbito.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade de Jacobina, onde será realizada a necropsia.

Fonte: Blog do Ril de Beto

Ônibus em condições irregulares são apreendidos com 330 passageiros na BA

Doze ônibus em condições irregulares foram apreendidos ao fazer transporte interestadual não autorizado em rodovias da região sudoeste da Bahia, na noite de quinta-feira (17). Entre os veículos, 330 passageiros eram transportados.

As apreensões foram feitas em fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre as irregularidades encontradas nos veículos estavam: pneus carecas, equipamentos obrigatórios quebrados ou inexistentes, tacógrafos – aparelhos que medem tempo de uso – com defeitos, entre outras.

As empresas responsáveis pelos veículos foram obrigadas por lei a pagar a passagem dos 330 passageiros, e realocá-los em empresas regulares para que pudessem concluir suas viagens.

Segundo a ANTT, 25 autos de infração foram emitidos e todos os veículos foram apreendidos e levados para um depósito credenciado. A agência alertou para que pessoas não peguem transportes irregulares por causa dos riscos de acidentes com mortes nas rodovias

G1 Bahia.

Homens envolvidos no desaparecimento de jovens após festa em barco são presos na Bahia

Envolvidos em diversos crimes na cidade de Eunápolis, incluindo um tiroteio que feriu oito pessoas e matou duas, além do desaparecimento de quatro jovens após uma festa de barco em julho deste ano, três homens foram presos na terça-feira (15), mas a informação só foi divulgada na quinta-feira (17) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Dois dos criminosos foram presos em oficinas localizadas no bairro Gusmão. Em um imóvel, no bairro de Itapuã, os policiais ainda apreenderam um veículo, que havia sido usado nos crimes, além de capas de coletes balísticos, drogas, placas de veículos roubados e munições. O terceiro acusado foi encontrado em Arraial D’Ajuda. Durante a ação policial, dois veículos foram recuperados.

De acordo com o major Vagner Gonçalves Ribeiro, comandante da 7ª CIPM, os crimes se iniciaram na madrgada da última quinta-feira (11) e se encerraram três dias depois, na segunda-feira (14). As ações criminosas, motivadas pela morte de um comparsa e o desaparecimento das quatro adolescentes, ocorreram nos bairros de Juca Rosa, Tiago Melo e Parque Paquetá.

Durante os atentados dos criminosos, dois adolescentes e seis adultos foram baleados. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

A operação que prendeu o trio contou com agentes da 7ª CIPM e a 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Eunápolis) e o trio está custodiado na sede da Coorpin.

varela notícias

Dois homens e duas mulheres são mortos a tiros dentro de casa na Bahia

Quatro pessoas foram mortas a tiros, na madrugada desta quarta-feira (16), em uma casa da cidade de Saubara, localizada a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), às 2h13, uma equipe da 20ª CIPM foi acionada pelo Cicom para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo na localidade do Riacho Doce, na praia de Cabuçu, em Saubara.

Ainda segundo a PM, no local, a guarnição localizou quatro corpos, dois homens e duas mulheres, dentro de uma residência. Não há informações sobre autoria e motivação.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito das vítimas.

A perícia técnica foi acionada para a remoção dos corpos. A Polícia Civil investigará o caso.

[G1 BA]

Homem é preso com mais de 160 kg de maconha na Chapada Diamantina, na Bahia

Um homem foi preso em flagrante com 163 kg de maconha distribuída em sacos e tabletes na cidade de Seabra, que fica na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (16).

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), além da droga, cinco balanças de precisão, uma balaclava, material para embalar a droga e três máquinas de cartão também foram apreendidos por investigadores da Delegacia Territorial (DT), de Seabra.

A ação foi resultado de um mandado de busca e apreensão. O suspeito está à disposição da Vara Criminal. A droga e os materiais encontrados foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado.

[G1 BA]

Professora é presa na BA suspeita de matar aluno após ele ameaçar publicar relacionamento nas redes sociais

Uma mulher foi presa suspeita de matar um jovem de 22 anos no povoado de Marreca, zona rural da cidade Capela do Alto Alegre, distante 200 quilômetros de Salvador. A prisão ocorreu na terça-feira (15), mas as informações foram divulgadas nesta quarta (16) pela Polícia Civil.

O corpo de Otacílio Júnior Souza Santos, de 22 anos, foi achado dentro de uma casa abandonada, no dia 27 de agosto deste ano. Segundo investigação do titular da Delegacia Territorial (DT) de Capela do Alto Alegre, Hidelbrando Alves da Silva, o crime foi motivado por ameaças da vítima contra a autora.

De acordo com o delegado, Otacílio foi aluno da suspeita e eles tiveram um relacionamento amoroso. As investigações apontam que a vítima ameaçou publicar nas redes sociais e divulgar o caso com a professora. A polícia não soube informar em qual unidade de ensino ela lecionava e também que eles se conheceram.

O corpo de Otacílio foi encontrado com um ferimento causado por arma branca. Segundo a Polícia Civil, arquivos deixados por ele contribuíram para a elucidação do caso. "Familiares apresentaram um cartão de memória com áudios e outras provas, que apontaram a autoria", complementou, em nota, o delegado Hidelbrando Alves da Silva.

A Polícia Civil informou que a mulher passou por exames de lesões corporais e segue presa, à disposição do Poder Judiciário. As investigações continuam, com a finalidade de esclarecer a possível participação de outros envolvidos.

[G1 BA]

Monitor da Violência: Bahia registra aumento no número de casos de feminicídios em relação ao primeiro semestre de 2019

A Bahia registrou um aumento no número de casos de feminicídios nos seis primeiros meses de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, segundo dados do Monitor da Violência divulgados nesta terça-feira (15).

Em abril deste ano, o Monitor da Violência já tinha divulgado que o estado tinha registrado a maior quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos dois primeiros meses de 2020. Os CVLI incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

De acordo com a ferramenta, houve 57 feminicídios no primeiro semestre de 2020. No mesmo período do ano passado, foram 48.

Conforme os dados de 2020, a Bahia foi o terceiro estado que mais registrou casos de feminicídios (57), atrás de São Paulo (88) e Minas Gerais (61).

A ferramenta também divulgou que a Bahia teve uma pequena redução no número de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), lesão corporal dolosa em decorrência de violência doméstica, estupro consumado e estupro de vulnerável consumado.

Nos primeiros seis meses de 2019, a Bahia registrou 5.312 casos de lesão corporal dolosa em decorrência de violência doméstica. No mesmo período, em 2020, foram 4.738.

A Bahia foi o 12° estado que mais registrou casos de estupro consumado entre janeiro e junho de 2020. Foram 201 casos, 73 a menos que o registrado no mesmo período do ano passado.

g1ba

Suspeito de estuprar filha de 13 anos é preso em Vitória da Conquista, na BA

Um homem suspeito de estuprar uma das filhas, que tem 13 anos, foi preso nesta terça-feira (15), em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia. Ele também é suspeito de abusar de outras duas filhas.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que não teve nome e nem idade divulgados, estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi cumprido por uma equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista).

Ainda segundo a polícia, a garota foi ouvida na unidade e relatou que sofria a violência sexual desde os 8 anos. Uma medida protetiva de urgência foi solicitada à Justiça para a vítima.

As outras duas suspeitas contra o homem seguem em investigação.

G1 Bahia.

Cerca de 30 mil pés de maconhas são achados em Campo Formoso, na Bahia

Cerca de 30 mil pés de maconha foram achados em quatros roças, na zona rural de Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, nesta terça-feira (15). Ninguém foi preso.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a descoberta ocorreu no povoado de Ituiutiba, na madrugada desta terça, durante a a “Operação Terra Limpa”, feita por policiais da 54ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Na primeira roça, foram achados 3.100 mil pés de maconha. Já na segunda, foram achados 2.400 mil pés da maconha. Já na terceira, a polícia achou 13.200 pés. O restante foi achado na quarta roça.

Ainda de acordo com a polícia, a maior parte da droga foi incinerada no próprio terreno, que já tinha sido usado para o plantio da droga anteriormente. A outra parte foi encaminhada para a Delegacia da cidade.

G1 Bahia.

Bebê de 1 ano e 8 meses morre e outras 15 crianças passam mal após tomar água na BA

Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu e outras 15 crianças foram hospitalizadas na cidade de Araci, a cerca de 220 km de Salvador, depois de passarem mal ao ingerir água. A suspeita da vigilância epidemiológica é que a água esteja contaminada. Resultados de testes devem sair nesta terça-feira (15).

A morte da criança aconteceu na última quarta-feira (9), na semana em que as crianças foram hospitalizadas com os mesmos sintomas: vômitos, diarreia e dores abdominais. Cinco crianças seguem internadas no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, nesta terça.

Outros 20 adultos também tiveram sintomas leves. Eles foram atendidos e medicados no Hospital Municipal de Araci. Dois deles foram transferidos para o Hospital Português, em Salvador.

A prefeitura notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) para que o abastecimento na zona rural do município fosse suspenso. Amostras da água foram colhidas e encaminhadas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública, também na capital baiana.

Por meio de nota, a Embasa disse que suspendeu a distribuição da água na localidade, embora não veja indícios de problemas, já que é a mesma água que abastece outros 50 povoados entre Araci, Tucano e Santa Luzia.

A Embasa disse ainda que os resultados dos exames bacteriológicos devem sair nesta terça. Por causa da suspensão da água na localidade, a prefeitura disponibilizou carros-pipa para abastecer os moradores da região.

G1 Bahia.

Homens são presos após serem flagrados arrombando caixas eletrônicos de banco na BA

Dois homens foram presos após serem flagrados roubando caixa eletrônicos de um banco, em Luís Eduardo Magalhães, cidade do oeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (15). Segundo a Polícia Militar, R$ 50.200 foram apreendidos com a dupla.

Agentes da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram até o local após receberem informações da central de monitoramento do estabelecimento bancário.

Uma bateria, duas lanternas, um óculos, quatro chaves de fenda, cabo de chupeta, três pés de cabra, cinco varetas de lança térmica, uma caixa preta e um cilindro de oxigênio acoplado em um maçarico foram apreendidos com os suspeitos. A dupla foi levada para delegacia da cidade.

g1ba

Informações Adicionais

Veja Baixa Grande