Do oeste da Bahia à Chapada Diamantina: mais de 150 cidades podem ser atingidas por onda de calor no estado entre elas Baixa Grande
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 28 Setembro 2023 11:07
- Publicado em Quinta, 28 Setembro 2023 11:07
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 1467
Os moradores de mais de 150 cidades baianas devem sentir os efeitos da onda de calor que atinge o Brasil entre esta quarta (27) e sexta-feira (29). Um alerta de perigo nas localidades foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira.
De acordo com o instituto, as temperaturas ficarão 5ºC acima da média nessas cidades, que em sua maioria, ficam nas regiões oeste e norte do estado, como Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, respectivamente.
Bom Jesus da Lapa, inclusive, foi uma das 24 cidades que entrou na lista das maiores temperaturas registradas no Brasil durante o ano. Na terça-feira (26), os termômetros registraram 41,6° C.
Algumas localidades da Chapada Diamantina, como Lençóis, Palmeiras e Mucugê, também serão afetadas pela onda de calor. Na região, a temperatura pode chegar a 36ºC na quinta-feira (28).
Além do calor, os moradores dessas cidades ainda enfrentarão outro problema: a baixa umidade relativa do ar. De acordo com o Inmet, a umidade deve variar entre 20% e 12%, o que é considerado abaixo do ideal.
A baixa umidade pode causar riscos de incêndios florestais, além de problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
g1 Bahia