Menina de dois anos está há um mês à espera de cirurgia nos rins no interior da BA

Uma menina de dois anos aguarda há cerca de um mês por uma cirurgia nos rins. Ela estava internada no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador mas foi transferida para o Hospital Roberto Santos, na capital baiana, neste mês de fevereiro. No entanto, não há detalhes do estado de saúde dela.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não informou quando o procedimento será feito.
De acordo com a mãe, Milena Vicente, a criança tem cálculos renais. Enquanto a situação não é resolvida, a família aguarda uma solução.

Ainda segundo Milena, a doença foi descoberta em julho de 2020, depois que a menina começou a sentir dores na barriga e ter febre.

A criança foi encaminhada para o Hospital Estadual da Criança e ficou internada para a implantação de um cateter, no entanto, após cinco meses ele infeccionou.

Segundo o nefrologista Cesar Oliveira, a demora para realizar a cirurgia pode trazer complicações sérias para a criança.
Ainda segundo o médico, o acúmulo de urina no canal ocasiona em uma dilatação do rim. Isso acaba gerando uma cicatriz que vai fazendo o rim perder a função.

[G1 BA]

Informações Adicionais