Formado aos 57 anos, fonoaudiólogo vende paçoca na rua para pagar Fies
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quarta, 16 Dezembro 2020 09:51
- Publicado em Quarta, 16 Dezembro 2020 09:51
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 397
Formado aos 57 anos, o fonoaudiólogo Valdir Reis recorreu às ruas de Salvador para conseguir parar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que o ajudou a conquistar o diploma. Desempregado, ele, que hoje tem 59 anos, vende paçoca nos semáforos para quitar o débito estudantil.
Ser um profissional da área de saúde era o grande sonho de Valdir desde criança. Na adolescência, precisou interromper os estudos para ajudar a mãe no sustento casa, com 14 irmãos.
Depois de concluir o ensino médio, ele passou por várias profissões, como vendedor e taxista, para tirar o sustento da família, ao lado da esposa. E foi em 2015, com o apoio decisivo da família, que entrou na faculdade.
Em março deste ano, a formatura selou a grande realização de Valdir. Ele, que foi um menino da roça, se tornou o segundo, de 15 filhos, a conquistar um diploma.
Com a formatura, no início da pandemia, Valdir encontrou dificuldades pra trabalhar na área. Com isso, ele passou a fazer bicos para contribuir com as despesas da casa, que aumentaram com o pagamento do Fies.
A cada três meses são parcelas de R$ 150, que vão ser engrossadas a partir de março do ano que vem. No total, o débito de Valdir é de R$ 66 mil. A alternativa para aumentar a renda foi dada pelo filho Micael. Valdir conta que, no começo, teve uma resistência à ideia.
G1 Bahia.