Família procura cão que auxilia em tratamento de criança com microcefalia em Feira de Santana

Um cachorro da raça shih-tzu, que auxilia no desenvolvimento de uma garota de um ano e meio, está desaparecido há 20 dias em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador. O animal, além de companheiro da família, acompanha Maria Flor nos tratamentos realizados para o desenvolvimento das funções psicológicas e da coordenação motora.

Maria Flor nasceu com microcefalia e, depois que o animal entrou na família, teve melhoras na fala e em outras áreas psicomotoras. De acordo com a mãe da garota, Claudia Thainá Ribeiro, o cachorrinho, de nome Lion, motivava e transmitia alegria na interação entre os dois.

Profissionais de várias áreas de saúde utilizam animais para terapia assistida em tratamentos com pacientes. E, no caso de Maria Flor, o shih-tzu serve como auxílio para as atividades. Segundo o fisioterapeuta Anderson Gomes, a terapia assistida com animais é de grande valia para situações com o mesmo problema da garota.

No entanto, há 20 dias o cachorro Lion fugiu de casa. De acordo com moradores, ele foi visto na Avenida Maria Quitéria, no bairro Brasília, em Feira de Santana. A família ofereceu R$ 500 de recompensa a quem levar o animal de volta. Até lá, a garota segue o tratamento sem o auxílio e sem a parceria do seu companheiro canino.

Até a última publicação desta reportagem, o cão não havia sido localizado.

[G1 BA]

Informações Adicionais