Em meio à pandemia, professores relatam dificuldades para trabalhar na BA
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 15 Outubro 2020 11:13
- Publicado em Quinta, 15 Outubro 2020 11:13
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 422
O dia do professor é comemorado nesta quinta-feira (15). Este ano, as escolas públicas e particulares da Bahia estão sem aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus. Assim, além das dificuldades que já existiam para quem trabalha com ensino, novas surgiram, como adaptação aos modelos de ensino à distância. O G1 conversou com profissionais para falar sobre este processo.
Desde o mês de março, quando foi publicado o primeiro decreto suspendendo aulas em todo estado, as escolas não têm recebido estudantes para aulas presenciais. Por causa disso, alternativas de ensino remoto têm sido a principal alternativa para os educadores e alunos.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou roteiros de estudos para auxiliar estudantes da rede estadual. Cerca de 980 atividades estão disponíveis no site.
Porém, a internet não é uma realidade para todos os alunos. De acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% das casas dos baianos não têm internet, isso dá mais ou menos 1,5 milhão de casas onde as pessoas, e principalmente os estudantes, não têm acesso à rede.
Em Ruy Barbosa, cidade que fica na Chapada Diamantina, estudantes de escolas públicas têm tido aula pelo rádio. Em Salvador, aulas estão sendo transmitidas pela televisão desde o mês de junho.
No último dia 10 de outubro, o governador Rui Costa prorrogou a suspensão das aulas públicas e privadas em todo o estado até o dia 25 de outubro. Não há previsão de retorno às aulas presenciais.
G1 Bahia.