'Niuma', 'baratino', 'larica' e 'barril': Publicitária viraliza após criar perfil na internet com expressões da Bahia
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Sexta, 04 Outubro 2019 11:29
- Publicado em Sexta, 04 Outubro 2019 11:29
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 335
“É niuma", “deixe de baratino”, “tô na larica”, “é barril". Se você entendeu essas expressões, com certeza é da Bahia ou convive com alguém do estado. Se teve contato com elas agora, um perfil que vem bombando no Instagram nos últimos meses pode te ajudar a conhecer os significados.
A página Baianês Oficial️ traduz para termos da Bahia diversas frases e expressões do português. Criado há dois meses, o perfil viralizou e já acumula quase 220 mil seguidores.
A ideia partiu da publicitária baiana Roberta Magalhães, de 27 anos. Nascida em Salvador, ela mora em São Paulo desde 2016 e explica que a página surgiu como uma saída para enaltecer a forma baiana de falar e também defender o sotaque que sempre foi marcante na vida dela.
Segundo Roberta, a página começou depois de um almoço com algumas amigas que também são baianas. O grupo conversava sobre o sotaque do estado e começou a brincar. Após o encontro, a baiana passou algumas coisas para o perfil pessoal no Instagram e deu certo.
Roberta conta que, após a publicação, a brincadeira fez sucesso, foi compartilhada por outras pessoas e chegou a rodar naqueles grupos que toda família tem no WhatsApp. O retorno veio por seguidores que, além de ver a publicação original, receberam os prints nas outras redes sociais.
Com o sucesso, a baiana resolveu criar a página, para dar continuidade ao assunto. No entanto, o que começou como uma brincadeira com os amigos cresceu. Roberta conta que nas primeiras 24h a página acumulou mais de 30 mil seguidores, sem nenhum tipo de divulgação programada.
A partir do sucesso, surgiram outras ideias. Atualmente, além de posts de publicidade naquele jeitinho baiano, a publicitária desenvolve camisetas femininas, masculinas e infantis, por meio de uma parceria com uma fábrica de Salvador.
G1 Bahia.