Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação “E o Vento Levou” na Bahia

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) a segunda fase Operação “E o Vento Levou”. que mira desvio de dinheiro da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). De acordo com a PF, a nova etapa investiga pessoas e empresas de Minas e da Bahia que teriam sido destinatárias finais dos recursos fraudulentos. A identificação dos alvos não foi informada. A operação é conjunta entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal.

A primeira fase da operação apurou que o desvio foi feito pelo aporte de R$ 850 milhões na empresa Renova Energia SA, com posterior repasse de parte deste recurso por meio do superfaturamento de um contrato com a empresa Casa dos Ventos e escoamento dos valores através de sua transferência a várias empresas. Em seguida, o dinheiro foi convertido em espécie e distribuído a diversas pessoas.

Foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo sete mandados de busca e apreensão para os endereços das pessoas e empresas envolvidas com os fatos investigados, nas cidades de São Bernardo do Campo/SP, Salvador/BA, Lauro de Freitas, Milagres/BA, e Nova Lima/MG.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do Penal), peculato (art. 312 do Código Penal), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98) e falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) cujas penas, somadas, poderão resultar em 9 a 38 anos de prisão.

BOCÃO NEWS

 

Informações Adicionais