Ex-servidor é preso por atuação em esquema que beneficiava detentos

Um ex-funcionário da antiga Secretaria Estadual de Justiça Cidadania e Direitos Humanos da Bahia foi preso no final da tarde de terça-feira (30) na operação que desarticulou parte de um esquema que retardava audiências e beneficiava traficantes e homicidas na escolha de celas no sistema prisional do estado.
A informação foi divulgada na manhã desta quarta (31), pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). Na mesma ação policial, foi presa a advogada Rebeca Cristine Gonçalves dos Santos, apontada como líder do esquema.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a advogada, além de defender Claudomiro Santos Rocha Filho, suspeito de tráfico conhecido como “Nicão”, era também a atual companheira do criminoso. Rebeca foi presa na tarde de terça-feira, quando saía do Fórum Criminal de Sussuarana.
De acordo com a SSP, o ex-servidor preso é Jusivel Viana Marques, 55 anos. Enquanto esteve na Secretaria de Justiça, ele atuava na Superintendência de Administração Prisional (SAP), que em 2011 virou Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
De acordo com informações da gestão estadual, ele atuava sob o Regime Especial de Direito Administrativo - REDA para exercer as atividades de agente penitenciário, entre 1º de junho de 2005 e 31 de maio de 2009.
Ainda de acordo com o governo, como ele foi admitido pelo REDA, o motivo do desligamento foi o fim do contrato, uma vez que o REDA é uma contratação temporária de dois anos, podendo ser renovado por mais dois, contabilizando o período de 4 anos em que ele ficou na SJCDH. Leia mais em G1BA

www.vejabaixagrande.com.br

Informações Adicionais