Mutirão de cirurgias fará 13 mil procedimentos na Bahia; Baixa Grande-BA será contemplada
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Terça, 16 Agosto 2016 13:03
- Publicado em Terça, 16 Agosto 2016 13:03
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 805
Lançado pelo governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, nesta segunda-feira (15), no auditório do Senai-Cimatec, em Salvador, o Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos, no período de um ano.
O objetivo é reduzir a fila de espera para seis procedimentos médicos – cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, inédita no país, começará a partir do mês de setembro, com os procedimentos pré-operatórios. O lançamento contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de prefeitos e secretários da Saúde dos municípios.
Segundo o governador Rui Costa, o programa tem o olhar da primeira dama, Aline Peixoto. “É um programa que vai salvar muitas vidas e dar dignidade a pessoas que há meses ou anos esperam por uma cirurgia”, afirmou Rui, acrescentando que os primeiros municípios atendidos serão Ipiaú, Ilhéus, Jaguaquara e Jequié, simultaneamente. “Os próximos a serem atendidos serão os que mais cadastrarem pacientes. Essa também é uma forma de reconhecer o esforço das prefeituras de cada região”, destacou.
O Governo do Estado vai disponibilizar a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As Prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso desses pacientes às cidades onde serão realizados as cirurgias.
De acordo com Rui Costa, a utilização dos hospitais dos municípios e os novos hospitais do Estado complementam as policlínicas, que estão sendo construídas, em uma estratégia de descentralização da Saúde. “Temos nesse momento um hospital sendo construído em Ilhéus, que vai dobrar a capacidade de atendimento na região. Entregaremos também em Seabra, no início de 2017, o primeiro hospital estadual na Chapada. Outro a ser entregue será o Prado Valadares, em Jequié, que vai passar a ter o maior hospital em número de leitos do interior da Bahia, após as obras de ampliação e reforma. E assim que o Banco Mundial autorizar, vamos começar um novo hospital em Lauro de Freitas e outro em Feira de Santana”.
Pré-operatórios
Para o cadastramento dos pacientes, as prefeituras devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. No pré-operatório, serão realizados exames de raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista.
Cronograma
Todas os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto. O mutirão será iniciado nas macrorregiões Sul, Leste, Centro-Leste e Extremo Sul, entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Fazem parte desses territórios 208 municípios:
Fonte GOVBA/Foto: Pedro Moraes
www.vejabaixagrande.com.br