Mineradora Samarco admite que duas barragens podem se romper em Mariana

A mineradora Samarco admitiu que há risco de rompimento nas barragens de Santarém e Germano. Elas ficam próximas da barragem de Fundão, que se rompeu no dia 5 de novembro, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Região Central de Minas Gerais.

O diretor de operações e infraestrutura da Samarco, Kléber Terra, disse nesta terça-feira, 17, que o fator de segurança na barragem de Santarém é de 1,37 numa escala de 0 a 2, o que significaria uma estabilidade de 37%. Na de Germano, o diretor afirmou que o dique Selinha – que é uma das estruturas – tem índice de 1,22, o menor em todo o complexo.

A Samarco já havia informado que o fator de 1,00 significa que a estrutura está no seu limite de equilíbrio. Segundo Terra, estão sendo feitas obras emergenciais nas duas barragens. Ele explica que blocos de rocha estão sendo colocados de cima para baixo, para reforçar a estrutura. Este procedimento deve durar cerca de 45 dias na barragem de Germano. Na de Santarém, as obras têm um prazo de 90 dias.Diário do Poder

www.vejabaixagrande.com.br

Informações Adicionais