Com cerca de 14 metros de rachadura, barragem do Rio dos Macacos na BA apresenta risco de rompimento

Moradores do quilombo próximo à Barragem Rio dos Macacos, localizada entre Simões Filho e Salvador, estão preocupados com uma rachadura de cerca de 14 metros no local. Caso haja rompimento, a água pode atingir a comunidade do Bosque Imperial de Inema e também deixar os moradores do quilombo ilhados.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) realizou uma inspeção na Barragem Rio dos Macacos no dia 7 de maio. Na ocasião, foi verificada uma rachadura que aumentou 14 metros por causa da forte chuva que caiu na cidade nos últimos dias.

De acordo com a Sudec, a barragem é classificada como categoria de risco alto e dano potencial associado alto. No caso de um rompimento, não há tempo para retirar as famílias que vivem no entorno.

Cerca de 300 famílias vivem na comunidade do Bosque, que fica próxima à Base Naval de Aratu. A dona de casa, Edinaide Santos, contou que está com medo de dormir e acontecer algo mais sério.

Em nota, o MPF expediu uma recomendação, nessa sexta-feira (15), à Marinha e ao município de Salvador para que ajam com urgência e eficiência, com medidas de proteção aos moradores que vivem próximos à barragem. As instituições devem informem em até cinco dias sobre o acatamento à recomendação e sobre as providências executadas.

G1 Bahia.

Informações Adicionais