Duas pessoas são presas em operação do MP-BA contra cartel de empresas que prestam serviços ao Detran
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Criado em Quinta, 11 Fevereiro 2021 12:16
- Publicado em Quinta, 11 Fevereiro 2021 12:16
- Escrito por Marcelo Barbosa JP
- Acessos: 502
Duas pessoas foram presas nesta quarta-feira (10), na operação Cartel Forte. Elas são suspeitas de envolvimento em esquema criminoso de cartel de empresas que prestam serviços ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A informação é do Ministério Público da Bahia (MP-BA), responsável pela ação realizada em conjunto com as polícias Civil e Rodoviária Federal.
A operação cumpriu mandados em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências das duas pessoas presas e de outras pessoas investigadas por envolvimento no esquema criminoso. Além das prisões, foram apreendidos uma quantia de R$ 593 mil, talões de cheque, dez celulares, cinco notebooks, dois Ipads, uma CPU e diversos documentos. O MP-BA não detalhou a cidade onde as prisões foram feitas.
No total foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares, localizada em um shopping em Salvador, e em outras quatro empresas da capital baiana e de Lauro de Freitas.
A operação Cartel Forte investiga uma organização criminosa com atuação há 30 anos no Detran de Salvador. No esquema, empresários do ramo de estampamento de placas veiculares formaram um cartel, para fazer uso de várias empresas em nomes de laranjas e familiares.
Os envolvidos no esquema são investigados por crimes de formação de cartel, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica, fraude em licitações e alteração de dados indevidamente no sistema de informações. Os mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.
G1 BA