Refluxo: o que é, os sintomas e como minimizar o problema

Todo mundo acha que tem refluxo e muita gente tem mesmo, mas não sabe como diagnosticar. Os sintomas de refluxo gastroesofágico (quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago ou para garganta) podem ser percebidos facilmente pelo paciente, mas é recomendado que se vá ao médico para ter o diagnóstico preciso.Muitas pessoas se queixam da azia, que é aquela sensação de queimação; alguns tipos de alimento, a exemplo de molho de tomate, comida gordurosa, e ingestão de bebida alcoólica podem causar esse problema, que também pode ser um dos sintomas de refluxo.

Dor de garganta, tosse, alteração na voz, acordar com a boca cheia de líquido, falta de ar, quando juntos, podem ter relação com o refluxo gastroesofágico. Por isso, é preciso que o paciente seja submetido a uma endoscopia, a um exame para medir pH do esôfago, raio-x contrastado do esôfago e até mesmo ao estudo da sua história clínica para que a doença seja caracterizada como refluxo.

Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente terá de ser submetido a medicamentos e a uma reeducação alimentar, que diz respeito ao que comer ou não comer e ao como comer. Em casos graves, pode ser preciso a realização de uma intervenção cirúrgica.

correio24horas.com.br

http://www.vejabaixagrande.com.br

Informações Adicionais

Veja Baixa Grande