Homens são detidos com 650 canários dentro de veículo em rodovia na Bahia

Dois homens foram detidos após serem flagrados transportando 650 canários-da-terra em um veículo na BR-116, no trecho da cidade de Feira de Santana, localizada a cerca de 100 km de Salvador. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) e foi a maior apreensão de aves feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado em 2022.

De acordo com a polícia, os agentes faziam uma fiscalização em frente ao posto da PRF no município, na altura do Km 429, e deram ordem de parada a um veículo com dois ocupantes.

Durante a revista no interior do carro, os policiais encontraram as aves aprisionadas e amontoadas em pequenas gaiolas, em situação de maus-tratos. Uma das aves, inclusive, já estava morta.

Após o flagrante, o motorista assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal das aves e disse que os canários foram levados de Goiânia (GO) e seriam entregues em Paulo Afonso, no norte da Bahia, cerca de 400 km de Feira de Santana.

O homem disse também que não possuía a autorização, nem a guia de transporte para criação. Além disso, conforme informou a PRF, a dupla disse que receberia cerca de R$ 2 mil quando as aves fossem entregues.

O motorista e o passageiro foram levados à delegacia, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vão responder por crime contra o meio ambiente.

As aves foram encaminhadas para a sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde vão passar por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

G1 BA

Informações Adicionais