Policiais militares são presos por suspeita de extorsão e sequestro na Bahia

Nove policiais militares foram presos nesta segunda-feira (26), em uma operação de combate a extorsão, em Salvador. Um homem que não é militar também foi detido na ação.

Seis dos policiais foram detidos pela manhã, ainda durante a operação. Já os outros três se apresentaram na Corregedoria da Polícia Militar, no bairro da Pituba, acompanhados de advogados, no final da tarde.

Em seguida, eles foram levados para o Centro de Observação Penal, no Complexo da Mata Escura, onde os outros seis já estavam

A SSP-BA detalhou que o grupo é suspeito de praticar extorsão mediante sequestro, cometidos a maior parte das vezes no subúrbio de Salvador. As investigações contra eles começaram há cerca de três meses.

Segundo a polícia, eles mantinham as vítima em um cativeiro instalado na BA-526. Mas, ainda de acordo com as investigações, umas das vítimas foi mantida por cerca de 12h dentro de uma viatura da PM e só foi liberada após pagamento de dinheiro.

Os seis militares presos durante a manhã são lotados na 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que fica no bairro do Lobato. A polícia não detalhou se os outros três que se apresentaram pela noite também são lotados nesse batalhão.

Todos os alvos da operação, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), tiveram mandado de prisão expedidos pela Vara de Auditoria Militar e 13ª Vara Criminal.

A operação teve participação das corregedorias da SSP, da PM-BA e da Polícia Civil, dos departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Inteligência (DIP), da Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Um advogado que representa oito dos nove policiais alegou que a prisão é inconstitucional por se tratar de uma portaria e não de um projeto de lei, e que os policiais não deveriam estar custodiados na Mata Escura.

G1 Bahia.

Informações Adicionais