'Cidade de Plástico': moradores de localidade às margens da BR-324 relatam condições precárias e pedem ajuda

Cerca de 50 famílias em situação de extrema pobreza vivem em uma localidade chamada "Cidade de Plástico", que fica às margens da BR-324, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. As casas são improvisadas e os moradores convivem com situações precárias.

Com a solidariedade das pessoas, Jucilene Ferreira conseguiu levantar a casa dela, que hoje abriga ela, o marido e os filhos; no total, são sete pessoas. No entanto, por não ter condições de cuidar de todos, ela mandou cinco dos filhos para morar na casa da mãe.

O marido de Jucilene está desempregado e faz uns bicos para tentar colocar comida dentro de casa, mas não é o suficiente.

A Cidade de Plástico fica no bairro Aviário. Os moradores contaram que a comunidade recebeu esse nome porque, há cerca de 15 anos, os primeiros barracos construídos no local eram feitos de plástico. Aos poucos, foram trocados por casas de madeirite e bloco, mas, em todos esses anos, as condições dos moradores continuaram precárias.

O vendedor ambulante Luiz Carlos Araújo está sem trabalhar há três anos, por causa de uma lesão na mão direita. O auxílio emergencial do governo federal o salvou da fome nos últimos meses.

Perto dos barracos, uma lagoa está camuflada pelo lixo. Os moradores não contam com fornecimento de água, energia elétrica e saneamento básico. 

G1 Bahia.

Informações Adicionais