Com apresentação de Fanfarra e Culto Ecumênico prefeitura reinaugura a Praça Principal de Baixa Grande

Após duas décadas a Praça Manoel Ribeiro Soares, em Baixa Grande está de cara nova, a última reforma foi na gestão do prefeito Amado Fontoura (1996 a 2000), no início deste ano com recurso própria a Prefeitura Iniciou a reforma, foram 7 meses de trabalho, e na noite deste sábado, 17 de agosto de 2019 foi entregue a comunidade.

A praça fica localizada no centro da cidade, local onde em setembro de 1855 dona Ana Ribeiro Soares retornando de uma penitência na cidade de Mairi parou para descansar e ordenou a seu filho Manoel Ribeiro Soares que construísse uma capelinha, no local hoje se encontra o coreto, até a década de 50 a praça servia para a comercialização dos produtos aos dias de sábado (Feira Livre), realização dos antigos carnavais e promoção de eventos culturais.

Segundo o prefeito a Praça foi construída em 1952, pelo então prefeito Durval da Silva Miranda, teve sua primeira reforma em 1982, na primeira gestão do atual prefeito Heraldo, em 2001 recebeu sua terceira reforma e agora também na gestão de Heraldo passou pela sua quarta reforma.

O evento da reinaguração foi aberto com uma belíssima apresentação da Fanfarra do Colégio Professor Adenias Rodrigues da Silva – FANARD, em seguida aconteceu um culto ecumênico com participação de várias denominações evangélica, Centro Espírita Cristo Rei e da Igreja Católica de Baixa Grande, o louvor ficou por conta do Ministério Hebrom.

Fanfarra da Escola Professor Adenias Rodrigues da Silva – FANARDS

O jardim da praça recebeu milhares de plantas, todas as plantas sobre os cuidados da paisagista Nanci Cotias e Vanderlei. “Eu sou filha daqui e gosto muito de minha terra, comecei pela arborização das ruas, foi quando o prefeito me convidou para auxiliar na arborização da praça e assim voluntariamente fiz, e essa foi a maneira que achei de colaborar com minha cidade”. Nanci Cotias

Lideranças religiosas e politica abençoando a Praça

Vanderlei foi encarregado pela distribuição de plantas e pedras desenhando cada metros da praça, ele desejou que todos cuidem e preserve. Após o evento Inaugural aconteceu uma noite de shows com artistas da terra, comemorando o calçadão, um espaço construído em frente a Igreja Matriz, ideal para apresentações culturais.

Praça Manoel Ribeiro Soares em 1938

Praça Manoel Ribeiro Soares em 1981

 

 Praça Manoel Ribeiro Soares em 2002

www.baciadojacuipe.com.br 

Informações Adicionais