Após parto, médico esquece gaze na barriga de mulher

Uma mulher vítima de erro médico luta há sete meses por justiça em Salvador. Maria Aline Muniz teve uma compressa de gaze esquecida na barriga durante o parto e vem sofrendo com várias complicações.

O drama de Maria Aline começou em julho após realizar o parto na Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Neto. A estudante de direito sentia dores insuportáveis. Ela retornou ao hospital, fez todos os exames e foi constatado que um corpo estranho se encontrava próximo ao intestino dentro da barriga.

A jovem afirmou que foi grave o estrago que a compressa fez.

— Ela danificou minhas vias urinárias, que colou no intestino que já estava perfurado. Colou no meu útero, o médico conseguiu retirar, mas teve que reconstruir as vias urinárias. Estou usando bolsa urinária e de colostomia. Ainda vou precisar fazer uma cirurgia para reconstrução intestinal.

O laudo do cirurgião do Hospital Sagrada Família confirma a presença da compressa no intestino de Maria Aline. Depois da sucessão de erros, a família da paciente foi informada, pela assistência social, que a maternidade não iria se responsabilizar pelo problema.

A vítima não tem plano de saúde e muitos procedimentos precisam de urgência . Os gastos no atendimento médico já ultrapassam R$ 25 mil. Toda a família se mobilizou para custear o tratamento de Maria Aline.

O presidente do Cremeb, José Abelardo Menezes, disse que, caso o erro seja denunciado e comprovado, a maternidade e o médico serão penalizados.

Em nota, a Santa Casa da Bahia esclarece que a paciente fez no dia 15 de julho de 2015 um procedimento cirúrgico na maternidade, onde foi devidamente assistida pela equipe médica e recebeu alta. A Santa Casa assegura que não houve registro de intercorrência. Segundo a nota, após a realização do parto, a paciente retornou à maternidade, com uma inflamação superficial na pele, e foi devidamente assistida e orientada a continuar fazendo o curativo em um posto de saúde, mas não retornou para revisão, apesar da recomendação da médica.R7.com

www.vejabaixagrande.com.br

Informações Adicionais