Cartas insinuam possível relação íntima entre papa João Paulo II e filósofa casada

Papa João Paulo e amiga filósofa (Foto: Reprodução)

Trocas de cartas realizadas pelo papa João Paulo II e a filósofa Anna-Teresa Tymieniecka mostram que o pontífice viveu uma relação bastante próxima com a polonesa naturalizada americana, que durou mais de 30 anos. A rede BBC teve acesso a parte do conteúdo dessas postagens, que até então estavam guardadas em segredo na Biblioteca Nacional da Polônia.

No ano em que os dois se conheceram, em 1973, o então cardeal Karol Wojtyla era arcebispo de Cracóvia. Tymieniecka, assim como Wojtyla, era polonesa e sofreu muito com a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Com o final da guerra, ela foi estudar filosofia nos Estados Unidos, onde se casou e teve três filhos.

De acordo com as informações da BBC, no início as cartas do cardeal eram formais, porém, com o passar do tempo, foram se tornando mais íntimas. No ano de 1974, por exemplo, João Paulo 2º escreveu que estava relendo quatro cartas de Tymienkiecka porque eram “significativas e profundamente pessoais”.

As cartas mostram ainda que o cardeal deu a Tymienkiecka um de seus objetos mais preciosos, um escapulário – colar de devoção com dois quadrados pequenos, geralmente de pano. Depois que se tornou papa, Wojtyla fez questão de continuar se comunicando com Tymieniecka. “Estou escrevendo após o evento, para que a correspondência entre nós continue. Prometo que me lembrarei de tudo nesse novo estágio da minha jornada”.

O marido de Tymienkiecka, Hendrik Houthakker, era um famoso economista de Harvard. Ele deu conselhos para João Paulo II sobre a economia dos países do leste europeu, e recebeu homenagens do pontífice pelos serviços prestados. O papa polonês morreu em 2005, depois de um pontificado de quase 27 anos. Em 2014 ele foi declarado santo.varelanoticias

www.vejabaixagrande.com.br

Informações Adicionais