Várzea da Roça - Situação da Barragem do Jacuípe é preocupante: Menos de 2% de sua capacidade

Neste domingo, 6 de dezembro de 2015, a nossa reportagem visitou mai uma vez as imediações da Barragem de São José do Jacuípe. Dentre os locais estão, a conhecida banca e a bomba que manda água para a cidade de Várzea da Roça.
Ao caminhar pelas margens da barragem podemos perceber que o nível d’água caiu bastante, onde segundo funcionários da mesma a barragem se encontra com menos de 2% de sua capacidade. O que antes estava submerso pelas águas da barragem, hoje se encontra totalmente descoberto, mostrando que a escassez das chuvas está causando sérias consequências em nossa região.

Na região onde se encontra a bomba que é responsável pelo abastecimento de Várzea da Roça, foi possível perceber o quanto a água baixou. A bomba d’água que é responsável por levar água da barragem até a estação de tratamento da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) na cidade de Várzea da Roça é mudada constantemente de local, divido a mesma está secando rapidamente.

A população de Várzea da Roça que utiliza a água da referida barragem esta sofrendo com a má qualidade da água, principalmente na hora de tomar banho, mais salobra o liquido irrita a pele além de mais gastos com sabonetes.
Um pedido de transposição do Rio São Francisco para a Bacia do Jacuípe foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff, mas levará muito tempo e a situação já e de emergência.

Leia mais em:Val Bahia

 

www.vejabaixagrande.com.br

Informações Adicionais